Em um futuro não tão distante, teremos máquinas capazes não apenas de armazenar dados, mas de pensar, sentir e ser tão inteligente como o ser humano.
Seguir as novas tendências do mercado de tecnologia da informação, como acompanhar a transformação digital, é um fator primordial para as organizações que buscam manter sua competitividade com a grande concorrência do mercado.
Com recursos cada vez mais avançados e sofisticados, as inovações tecnológicas dispõem de máquinas computacionais que prometem facilitar a rotina das empresas, onde máquinas inteligentes conseguem realizar suas atividades de maneira otimizada. Estamos falando da tendência do futuro, uma tecnologia revolucionária – Inteligência Artificial (IA).
A Inteligência Artificial já faz parte do nosso dia a dia, mas muitas vezes nós nem notamos isso. Sensores de reconhecimento facial em aparelhos celulares e assistentes virtuais fazem parte dessa inovação tecnológica e facilitam nosso cotidiano fornecendo informações sólidas de forma rápida e funcional.
Observação: a Inteligência Artificial não é algo novo no mercado. Mas antigamente ela não tinha tanta força, nem propostas tão inovadoras quanto as que encontramos hoje com os seus avanços.
Como funciona a Inteligência Artificial?
A Inteligência Artificial (AI – Artificial Intelligence, em inglês) faz parte dos estudos da ciência da computação. É uma tecnologia cognitiva que faz com que os computadores pensem ou que sejam tão inteligentes quanto os seres humanos.
Para alcançar esse resultado, as máquinas computacionais passam por processos de informações e cognições, tentando reproduzir o funcionamento dos neurônios humanos até conseguirem atingir o aprendizado, onde são capazes de pensar e sentir como o Homem.
O principal objetivo da utilização da inteligência artificial é criar dispositivos que sejam capazes de decidir, raciocinar e solucionar problemas sem a necessidade de qualquer intervenção humana.
Além disso, o grande diferencial da inteligência artificial é que esses computadores são capazes de processar uma grande quantidade de dados (Big Data) e analisar dados de grande escala de forma independente, já que seus dados são rodados em cloud computing. Diferente de nós, seres humanos, que temos nossas limitações.
Por que preciso usar a Inteligência Artificial na minha empresa?
Com a era da Inteligência Artificial, todos os executivos precisam estar preparados para enfrentar grandes desafios que surgirão no mercado global.
As companhias que não se adaptam a esse novo contexto correm o risco de perder potencial competitivo, além de sair em desvantagem para enfrentar seu grande número de concorrentes no mercado.
Por isso, utilizar a Inteligência Artificial está muito além da tecnologia. Está vinculado ao planejamento, análise de concorrência, inteligência de mercado e também as inovações dentro da organização.
Não é nenhum segredo que a IA pode trazer inúmeros benefícios para as organizações pelas suas grandes possibilidades, como o aumento de produtividade e auxílio na tomada de decisões.
Portanto, se você busca otimizar recursos e diminuir custos, a inteligência artificial é a escolha certa para você!
A inteligência artificial é baseada na capacidade de um software apto a realizar tarefas que possam substituir o ser humano.
Com isso, todos os processos repetitivos (ex: telemarketing, caixa de banco ou supermercado, cobrador) ou tarefas que levam um grande tempo para serem realizadas são automatizadas com o uso da tecnologia cognitiva, com uma capacidade de leitura e memória muito superior à do homem e alta capacidade de armazenamento graças a computação em nuvem.
É por conta disso que essa tecnologia vem ganhando um grande espaço nas empresas, devido ao aumento de capacidade das máquinas para realizar todas essas operações de forma otimizada e com um custo menor do que seria ao ser realizada pela mão-de-obra humana. Além do mais, o uso de mecanismos inteligentes ainda traz agilidade na tomada de decisões para quem precisa de soluções rápidas, transformando o que demorava dias ou semanas pelo homem para milésimos segundos em grandes volumes de informações.
Veja agora, na forma prática, como são aplicados os sistemas de Inteligência Artificial em grandes empresas.
Inteligência Artificial nas grandes empresas
Siri – Apple Inc. – O Siri é um aplicativo em forma de assistente virtual comandado por voz para iOS, exclusivo para aplicativos tecnológicos da Apple.
Esse software, um grande case da inteligência artificial, se tornou um sucesso por ajudar seus usuários a realizar diversas tarefas apenas por comando de voz. A lista de comandos é extensa, sendo uma delas pedir para abrir aplicativos, fazer ajustes no celular, pesquisas na internet, adicionar notas ou alarmes, entre outras inúmeras coisas. E o Siri responde de forma quase humana.
BIA- Bradesco – O banco Bradesco tem usado a inteligência artificial para melhor atender seus clientes. O software B.I.A (Bradesco Inteligência Artificial) está sendo liberado aos poucos para o público externo.
O objetivo do BIA é trazer mais autonomia aos seus clientes e trazer mais eficiência também. Os clientes conseguem interagir com esse software através do aplicativo do banco para tirar dúvidas, realizar transações como transferências, consultas, pagamentos e etc. A ajuda do BIA vem em forma de chatbot, um robô apto para identificar a linguagem humana e responder de forma natural.
Google Now – Google – Google Now é um assistente virtual criado pela empresa Google, disponível para Android e iOS.
O aplicativo pode ser acionado por comando de voz e ajuda a organizar a rotina dos usuários e no aumento de produtividade. Além do mais, conta com funções que mostram notícias, previsão do tempo, trânsito de acordo com a realidade de cada usuário.
Benefícios da IA
Quais são os reais benefícios para as empresas que utilizam a Inteligência Artificial?
Muitas organizações acreditam que a IA ainda está muito longe do seu alcance, mas não é bem assim. Hoje encontramos grandes e pequenas empresas inovadoras já apostam na inteligência artificial para melhorar seus processos e obtém ótimos resultados como retorno.
A Inteligência Artificial busca reduzir custos operacionais de forma eficiente e que melhore a experiência do usuário, como nas questões de atendimento, por exemplo. Podemos citar o exemplo das empresas que utilizam robôs para os canais de atendimento ao cliente, onde esses computadores são capazes de tirar todas as dúvidas do cliente de forma ágil. E tudo o que o cliente busca são soluções rápidas, não é mesmo?
As formas de uso da Inteligência Artificial podem ser em diversos formatos no âmbito empresarial e esses formatos são divididos para atender diversas necessidades organizacionais como na parte de vendas, atendimento ao cliente, marketing, medicina, entre outros.
Podem ser usadas em forma de:
- Robotização;
- Serviços;
- Aplicações.
Agora veja mais alguns benefícios que a empresa irá ganhar ao implantar tecnologias de Inteligência Artificial
- Ganho de produtividade;
- Redução de erros;
- Otimização de tempo da equipe;
- Execução de tarefas repetitivas otimizada;
- Melhores tomada de decisões;
- Agilidade para resolver problemas.
Cloud Computing, Internet das Coisas, Tecnologias móveis e Inteligência Artificial são as tecnologias que terão maior impacto até o ano de 2020.
E embora a inteligência artificial ainda não seja uma realidade para todos, ainda é uma grande tendência para o futuro industrial. Com todos os benefícios que a IA fornece, segundo os dados de alguns especialistas, estima-se que que 62% das organizações em 2018 já estarão utilizando de alguma forma a IA em seus negócios.
Com ela, conseguimos alcançar a praticidade e comodidade que tanto buscamos na nossa rotina, o que torna o uso dessa tecnologia um tanto quanto indispensável no nosso dia a dia.