A variante Ômicron da Covid-19 vem varrendo o mundo e consolidando o trabalho híbrido. Não há como negar que muitas empresas e suas equipes aprenderam a trabalhar remotamente, com eficiência, produtividade e segurança. Mas, entre tantas tendências tecnológicas que afetarão 2022, as principais a serem destacadas são: Inteligência artificial, Cloud e Quantum. Vejamos:
Inteligência artificial – A discussão se moverá ainda mais para a ética e a governança da IA, principalmente em como protegermos os conjuntos de dados nos quais ela baseia as decisões. A IA é tão tendenciosa quanto o mundo em que opera. Sendo assim, é necessário projetar a capacidade de questionar o tempo todo. Alguns diriam que é necessária uma dose de ceticismo em relação aos conjuntos de dados obtidos para continuar tirando o máximo dessa tecnologia.
Cloud – A nuvem ainda é o servidor do cliente. Sendo assim, deve haver um entendimento mútuo dos dados que são necessários e da segurança que o provedor de nuvem oferece. É provável que vejamos ambientes multicloud muito mais complexos, a fim de permitir que os dados sejam localizados fisicamente nos países onde são necessários. Isso aumentará a complexidade do monitoramento e segurança cibernéticos.
Quantum – Embora ainda não esteja amplamente disponível, uma capacidade quântica está chegando. Existe potencial para que crackers capturem informações criptografadas (IP, dados governamentais e assim por diante) na expectativa de que o quantum permita sua descriptografia daqui a algum tempo. Isso certamente fará soar bem alto o sinal de alerta para a necessidade de se reforçar a segurança cibernética.