O estudo Device Fraud Scan 2022 (AllowMe) divulgado pela Folha de S.Paulo recentemente aponta 3,7 tentativas de fraude online por minuto em 2021 e 500 mil contas falsas vazadas – permitindo que crackers se apropriassem indevidamente de dados pessoais e bancários utilizados em crimes virtuais.
Geralmente, os e-mails que levantam suspeitas e merecem especial atenção reúnem algumas características em comum, como horário do disparo, uso de e-mails descartáveis, falhas na geolocalização… Enfim, são várias as condições que, quando reunidas e analisadas, identificam possibilidade de fraude. Os segmentos mais afetados foram: financeiro (bancos tradicionais e fintechs), transações de criptomoedas e milhas aéreas, além de sistemas de avaliação online.
Mais de 60% das ofensivas acontecem no momento que o usuário está acessando um ambiente virtual, colocando seu login e senha. Isso mostra que pode haver um intruso de plantão num determinado site, só esperando a oportunidade de ser bem-sucedido no furto de dados de acesso. A partir daí, o estrago está feito. O phishing, que é uma comunicação falsa enviada por e-mail, SMS ou redes sociais, também vigora como grande aliado desse tipo de crime cibernético.
Vale destacar que o horário de pico para esse tipo de fraude é às 11h, sendo que depois das 21h os crimes virtuais caem pela metade e são mais facilmente identificáveis. De todo modo, é importante promover a educação tecnológica para que todos fiquem 24 horas por dia alertas e não caiam tão facilmente em golpes que podem ser evitados.